sábado, 31 de dezembro de 2011

Crepúsculo - O filme


Último dia do ano e eu não podia deixar de passar pelo blog. Devido a férias, viagem, volta ao trabalho, problemas pessoais, despedida de amiga, Natal e Reveillon acabei que não tive muito tempo para me dedicar ao meu querido blog, meu diário da literatura, mas como promessa para 2012, prometo que no novo ano me dedicarei bastante a escrever sobre livros que li não só ao longo do ano, mas ao longo da minha vida e deixar para você, leitor, minha opinião e dica sobre tudo que leio e filmes adaptados.

Como meu último post foi sobre o livro “Crepúsculo”, seguindo a ordem e mantendo a tradição, vou contar o que achei sobre o filme homônimo – Crepúsculo (Twilight). Lançado em 2008 foi dirigido por Catherine Hardwicke e adaptado do livro por Melissa Rosenberg. É estrelado por Kristen Stewart como Bella Swan e Robert Pattinson como Edward Cullen.


Antes mesmo da estréia eu já estava decepcionada por causa da escolha do elenco: Robert Pattinson, o ex – Cedrico Diggory de Harry Potter, no papel do vampiro-galã Edward Cullen? Quem foi que disse que Pattinson é lindo como Edward é descrito no livro? E quem foi que disse que ele sabe atuar? Que ator fraquinho... e acompanhada dele vem Kristen Stuart, que antes eu só havia assistido 1 filme com ela, O quarto do pânico, e já não havia gostado muito da sua atuação, mas pelo menos ela estava mais bonitinha agora... mas ainda assim, na minha opinião ela não poderia ser a Bella.


Mas como fã dos livros é claro que estava no cinema no dia da estréia com uma grande esperança de não me decepcionar tanto com o filme, e não é que não me decepcionei?!? Eu gostei bastante... tudo de importante da história original foi mantido e poucas coisas alteradas ou acrescentadas.

            Foi um dos poucos filmes baseados em livro que gostei, porque pude ver aquilo que imaginava enquanto lia o livro nas telonas do cinema e ainda acompanhando de uma ótima trilha sonora. Na minha opinião, a melhor cena do filme é sem dúvida a partida de beisebol dos vampiros; uma cena muita bem feita de ação, com traços de comédia e com a ótima música do Muse, Supermassive Black Hole, que se encaixou perfeitamente aos movimentos de câmera da cena.

A história, os personagens e até mesmo a maioria das falas são as mesmas do livro, poucos detalhes foram acrescentados como a morte de um amigo do Charlie (Billy Burke) para dar ênfase no perigo que é um vampiro; poucas cenas foram modificadas como aquela da briga entre James e Edward, já que no livro Bella está inconsciente e não narra como foi, mas no filme vemos todos os movimentos de luta dos personagens que ficou muito bom.

O filme teve muitas críticas positivas, mas também muitas críticas negativas, talvez os que mais tenham gostado sejam os realmente fãs da história, aqueles que não leram o livro não devem ter se atraído muito, principalmente com a péssima interpretação dos atores principais. É óbvio que o livro é muito melhor que o filme, mas vale a pena assistir, sempre lembrando que é uma adaptação, que muita coisa precisou ser mexida para dar lógica a história. Eu dou nota 7 ao filme e deixo com dica para você curtir em 2012!







Um comentário:

  1. Oi Ju,

    Aqui é a Dayana (do Wizard, lembra???)

    Amei que vc tenha um blog, e que o 1º post que eu tenha lido seja sobre a minha paixão...
    (A saga Crepúsculo)

    Sou apaixonada pelos livros e pelos filmes...

    A Dica foi ótima... super curti...

    Bjoss

    ResponderExcluir