Fui apresentada a Sidney Sheldon há mais ou menos um ano por uma amiga que acredito que seja fã de carteirinha, Priscilla, ela que está sempre lendo algum livro dele, se é que já não leu todos, me convenceu a ler meu primeiro livro do autor: “O céu está caindo” (The sky is falling).
Minha primeira impressão sobre o autor foi ótima, de leitura fácil, sem muitos termos técnicos ou rebuscados, a história prende o leitor do início ao fim, embora seja bem previsível principalmente para uma pessoa apaixonada por suspense policial como eu, algumas passagens acabam um pouco repetitivas.
O livro foi o décimo sétimo escrito pelo escritor americano e foi publicado em 2001. Conta a história de Dana Evans, uma jornalista que acabou de voltar para Washington depois de uma temporada trabalhando em Sarajevo e luta para ter um bom relacionamento com o filho que adotou na região, o jovem problemático Kemal, que perdeu os pais e a irmã, mortos durante a guerra na Bósnia. Ao retornar ao trabalho, ela entrevista o jovem milionário e provável candidato ao Senado Gary Winthrop, que acaba assassinado no dia seguinte à entrevista devido a um assalto em sua casa. Dana desconfia do assassinato, pois os ladrões esquecem de levar as obras de arte mais valiosas da casa e começa a investigar a fundo sobre a morte, descobrindo que nos últimos meses outros 5 integrantes da família Winthrop morreram em acidentes fatais.Convencida de que as mortes não são coincidência, Dana decide investigar o caso mesmo que todos que ela entreviste e até mesmo seus chefes não acreditem em suas desconfianças. Envolvida na busca de novos fatos, Dana viaja para França, Alemanha, Itália, Russa e até para o Alasca buscando a real ligação entre as mortes. Sem perceber que ao se enredar em fatos esquecidos no passado ela estará colocando em risco a própria vida e a de seus entes mais queridos, mas acaba descobrindo uma intriga de proporções gigantescas que pode por em risco a segurança de todo o planeta.
Para mim o melhor do livro é o Kemal. O menino com uma história muito triste é extremamente cativante, sem o braço direito, que perdeu na guerra, consegue se virar muito bem com sua deficiência e inteligência.
O final é interessante, embora um pouco fácil de advinhar, mas a história em si prende e convence. Dana é uma boa heroína, embora tenha horas óbvias em que ela não percebe, aquelas coisas típicas dos livros de suspense.
Eu dou nota 9 para o livro, para o primeiro do autor me convenceu e já me fez ler uns 5 outros dele que em breve escreverei aqui. Indico para todos que curtem o gênero suspense policial e que gostem do trabalho de Sidney Sheldon... eu recomendo!
Ainda não li todos. rs
ResponderExcluirMuito bom. Gostei!