segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os Sete



Sempre gostei de vampiros. Acho interessantes filmes, livros e seriados com esses seres da madrugada. Foi por isso que me animei a ler o livro do brasileiro André Vianco, “Os Sete”.
O livro de 2001 é grande, possui 380 páginas com letras pequenas, mas com uma literatura de fácil compreensão e a história te prende em vários momentos, embora na minha opinião seja um pouco parada demais, poderia ter um pouco mais de ação. No começo se chamaria “Os dois” com somente dois vampiros, mas Vianco não ficou satisfeito e acrescentou os outros cinco e alterou o título.
A sinopse é vaga e misteriosa o que atrai a atenção do leitor. Diz: "Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: Sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres?
Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda.... Do mesmo autor de "Sementes no Gelo", André Vianco, neste novo romance, "Os Sete", transporta o leitor para um mundo antigo, onde os verdadeiros assassinos carregam presas afiadas e têm medo do Sol."
Embora vaga, a sinopse deixa claro que o livro fala sobre Vampiros. O personagem principal é Tiago, junto com César e Olavo, encontra a tal caravela e caixa preta no fundo do mar e depois ajuda Eliana a se livrar dos vampiros que acordam. Não vou contar muito senão o livro perde totalmente a graça, já que é um suspense e quanto menos se souber, melhor.
Os vampiros são: Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo. Todos possuem poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobrehumana que geralmente são vistos nos livros e filmes. Pelo nome de cada você pode ter uma idéia de seu “super-poder”.
O que achei mais interessante do livro é o fato da mistura de comédia e suspense. É muito engraçado as surpresas do vampiros com as novidades do século XXI. Imaginem o susto de alguém que viveu no século XV e acorda com toda a tecnologia atual... é hilário!!!! Ah e não se esqueçam que eles são Portugueses, o que dá um toque muito mais engraçado ao livro!!
O livro que em sua primeira edição foi independente (André Vianco o publicou com o dinheiro de seu FGTS) e com somente 1000 exemplares impressos fez enorme sucesso, principalmente no ano seguinte, depois de ter a publicação pela Editora Novo Século. O sucesso foi tão grande que gerou mais dois livros “Sétimo” e “O turno da noite”, que ainda não li porque sinceramente acho os livros muito caros por serem brasileiros (estão custando em média R$40).
Para o livro “Os Sete” dou nota 7... hehehe... piada a parte, dou essa nota por embora ser um livro muito bom, é muito parado, tendo algumas partes bem cansativas. Mas vale a pena conferir para rir e se assustar com essa história diferente e interessante.

Um comentário:

  1. Tai, esse eh um dos meus favoritos, mesmo precendo piada, falar de vampiros Portugueses no Brasil. Porem Vianco sempre oferece otimas historias. Estou lendo Bento agora, muito bom tambem.

    ResponderExcluir