O primeiro livro de Nicholas Sparks que li foi “Diário de uma paixão” (The Notebook) e me surpreendi muito. Já esperava que o livro fosse bom até porque já havia assistido o filme, mas não esperava que ia chorar tanto no final. Se você não conhece o autor, como eu não conhecia, vou explicar: Sparks adora colocar uma carta linda pelo final do livro... e como chorei com a última carta!
O livro foi publicado em 1999 e em 2004 ganhou uma adaptação para os cinemas. O livro é o retrato de um amor raro e belo, que resistiu a grandes desafios, tendo como o maior deles o tempo.
A história começa com dois idosos, um homem e uma mulher, em uma casa de repouso. O homem conta uma história para a mulher, história essa que está escrita em seu diário. A história começa com um jovem casal no auge de sua adolescência. A protagonista chama-se Allie, ela tinha 17 anos quando conheceu Noah, um rapaz persistente que fez de tudo para sair com ela, mas eles acabam separados pela família dela. Quinze anos se passam, Allie está noiva quando vê uma nota no jornal com uma foto de Noah e da casa onde tiveram sua primeira noite, toda reformada por ele. Ela decide procurá-lo para colocar uma pedra no passado, mas seus planos escorrem por água abaixo, assim que os dois se vêem mais uma vez.
Uma coisa em comum nos livros de Sparks é que eles são curtos. Diário de uma paixão tem apenas 140 páginas e com uma leitura bem fácil. Todas as paginas são recheadas de amor, paixão e muita poesia. Mostra um amor mais maduro, algumas horas até meloso demais, te faz pensar “será que um amor assim existe? Se existir, quero um para mim!” Noah é extremamente apaixonado por Allie, um amor tão forte que o faz abdicar de outras mulheres somente por ela, que o faz esperar na incerteza e que resiste a tudo. Eu diria que é o amor perfeito! E talvez o Noah também seja o homem perfeito! Ok, ok... é só um livro, mas que mulher não quer um homem que fale de poesia de forma natural, que viva e sinta o amor com tanta intensidade, que tenha certeza que está do lado de alguém que a ama só de olhar para a pessoa. Sim, esse é Noah!
Além de Noah e Allie, o livro tem outro personagem muitíssimo importante... a casa! Ela é um símbolo do amor do casal: onde tudo começou e recomeçou. Sparks da tanta ênfase ao cenário que você consegue imaginá-la com detalhes... e é linda!
Enfim, o livro é muito bom, eu dou nota 8, principalmente pelas cartas e por ter me feito chorar. Se você curte um romance meloso, então não deixe de lê-lo, você não vai se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário